- Hide menu

DOCUMENTÁRIO

O documentário  nasceu nas comemorações de dez anos do SPFW, em 2005. Neste ano, as principais modelos brasileiras foram clicadas por Bob Wolfenson para um calendário especial do evento.  Paulo Borges, idealizador do projeto, percebeu que as histórias delas se entrelaçavam com a do SPFW e começou a pensar na concepção de um documentário que retratasse a trajetória dessas modelos.

Top Models traz depoimentos, mostra a vida das tops em vários momentos, e relata os problemas e dificuldades para se atingir o sucesso.  A direção é de Richard Luiz, um dos mais respeitados cineastas e documentaristas de moda do país, e conta com a produção da Luminosidade e da Protótipo Filme.

A atriz Alice Braga faz a narração, com um misto de realidade e ficção, no papel de uma jornalista interessada em desvendar o mistério que faz as modelos parecerem tão extraordinárias.

Durante os ensaios fotográficos foram feitas também entrevistas especiais com as Tops. A partir das declarações, o diretor foi buscar nos arquivos do SPFW, e em seu próprio acervo imagens que representam a historia profissional dessas mulheres.  O inicio da carreira, a mudança para São Paulo, suas primeiras experiências no exterior, e a consagração internacional, que elevou grande parte delas à posição de divas que ditam padrões de beleza e comportamento para pessoas de todo o planeta.

De Shirley Mallman a Gisele Bündchen até as atuais tops, como Carol Trentini, Isabelli Fontana e Raquel Zimmerman, os depoimentos falam sobre a história de cada uma, de como elas se destacaram no SPFW, palco principal de estreia de todas. Mostra campanhas importantes no Brasil e no exterior, os principais desfiles e os estilistas e fotógrafos que impulsionaram suas carreiras, com imagens de até 14 anos atrás.  Fernanda Tavares, Adriana Lima e Carol Ribeiro também falam de sua história dentro da moda, e todo sacrifício que fizeram para chegar ao topo, além de mostrar  preocupação com o futuro.

As primeiras cenas de Top Models mostram uma das principais e mais bem sucedidas tops do momento, Isabelli Fontana, se preparando para um dia de trabalho. Ao mesmo tempo, em outro canto da cidade, vemos a new face Luana Dechery andando por São Paulo em busca de uma oportunidade em seleções de casting para campanhas, desfiles e editoriais.

Os processos de seleção e a descrição de cada uma das modelos remetem ao mesmo que ocorre em outro segmento de sucesso brasileiro no mundo – no caso os jogadores de futebol. Assim como os garotos que vêm para centros como São Paulo, em busca de uma oportunidade em grandes times, as modelos que estrelam o documentário também são de lugares distantes, espalhados pelo Brasil e têm os desfiles das marcas participantes do São Paulo Fashion Week como grande objetivo para uma carreira de sucesso internacional.

O caminho é longo e difícil, com depoimentos de tops como a própria Gisele Bündchen, falando de como se virava nas ruas de São Paulo com um mapa na mão, sendo até assaltada nas ruas da selva de pedra, dividindo apartamento com várias garotas com o mesmo sonho.

Apesar da árdua jornada até o estrelato, é opinião unânime entre as modelos de que as tops brasileiras são as mais bem preparadas para o mercado internacional, uma vez que a competição começa cedo, quando elas ainda têm entre 13 e 14 anos de idade.

Top Models conta também com o depoimento de nomes de destaque da moda do Brasil em relação ao universo das passarelas e das tops brasileiras. As principais questões levantadas por nomes como Paulo Borges, Duda Molinos, Tufi Duek, Giovanne Frasson, Constanza Pascolato, Amir Slama, Paulo Martinez e ainda os donos das principais agencias de modelos do Brasil,  abordam a importância da família, cuidados com alimentação, personalidade, jeito e formas do corpo que diferenciam as tops brasileiras.

Grandes nomes da moda internacional como, Jean-Paul Gautier, Leon Talley (Vogue America), Collin McDowell (Sunday Times), Didier Grumbach (Paris Fashion Week), Jean-Baptiste Mondino (fotógrafo), Marilyn Gaultier (agência de modelos Marilyn Paris), Mario Testino (fotógrafo) e Peter Beard (fotógrafo) destacam o carisma, as formas do corpo, a beleza, o jeito de andar, o gestual e o próprio Brasil como um celeiro diverso de belezas múltiplas que se podem encontrar num só País.

Os medos, as lamentações e as cobranças também são temas citados pelas modelos. Dentre os momentos de maior emoção o futuro após as passarelas. Algumas tops, como Raquel Zimmermann e Mariana Weickert, com voz embargada, demoram a responder. Os olhos das belas marejados, como se rememorassem o caminho sacrificante e estivessem diante de uma incógnita, um desconhecido que ainda não queriam pensar. É uma das mais belas partes de Top Models. Outro belo momento traz o inusitados “pai da modelo”, no caso Rogério Finn, pai da top Camila Finn, revelada em um concurso há pouco mais de quatro anos. A dedicação e o empenho de Rogério com a filha é comovedor.

Um dos pontos de alto astral do documentário fica por conta de como as modelos se tornam tops. Quase sempre o glamour das semanas de moda de Paris e Milão, desfilando um Dior, Gucci, Versace ou mesmo os editoriais e capas de uma Vogue França, Vogue America e Vogue Itália é a certeza de que se chegou ao topo da moda como modelo. Fernanda Tavares e Letícia Birkheuer falam com entusiasmo de campanhas e desfiles que foram verdadeiros divisores de águas em suas carreiras.

O documentário vem repleto de imagens de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Tóquio, Londres e Milão, onde ocorrem os desfiles das principais semanas de moda e editoriais históricos para a moda brasileira, informações importantes sobre a carreira de cada uma dessas tops, e ainda a busca das “new faces” pelo glamour e o poder, que cercam a vida das que se transformaram nas mulheres mais influentes e cobiçadas do planeta.

TOP MODELS – um conto de fadas brasileiro
A comercialização do filme, terá renda revertida para a unidade de Onco Hematologia Pediátrica Erik Loeff, situada em Salvador (BA).

TOP MODELS – um conto de fadas brasileiro
Brasil, 2009, 90 min.